AMARANTO
É isso mesmo: do feijão. Ele tem a proteína, na concentração de 14% (no feijão é 23%). Do arroz, ele tem os aminoácidos. Moléculas orgânicas que não são fabricados pelo nosso organismo e essenciais para o nosso corpo.
Propriedades nutricionais
Ele se diferencia de outros cereais, como o trigo, justamente por suas propriedades nutricionais. Com mais ferro do que qualquer outro cereal, o amaranto também é fonte de lisina, que segundo o pesquisador Walter, é um aminoácido que falta na maioria dos grãos. "O balanço de aminoácidos presentes no grão, faz do amaranto um alimento equilibrado em termos nutricionais." Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), a cada 100 g de grãos de amaranto cozidos são encontrados: quase 4 g de proteína, mais de 2 g de ferro, 0,86 g de zinco e 47 g de cálcio, além de 2,1 g de fibras. Em relação à quinua, por exemplo, ele é menos calórico. São 102 Kcal a cada 100 g cozidas, enquanto que a mesma quantidade de quinua cozida contém 120 Kcal.
Propriedades medicinais
O interesse de pesquisadores, médicos e nutricionistas em relação ao amaranto não é para menos. Assim como a quinua, ele é um alimento considerado funcional. Ou seja, capaz de atuar no organismo prevenindo certos tipos de doenças. No caso do amaranto, a desnutrição, devido às suas propriedades nutricionais e o excesso de peso, pelo fato de promover saciedade. "A pessoa acaba ingerindo menores quantidades de alimentos e isso favorece o emagrecimento", aponta o pesquisador Walter Quadros. Além disso, a farinha do amaranto pode ser usada pelos celíacos porque, diferentemente do trigo, ela não contém glúten - a proteína do trigo que causa reação alérgica nesse grupo de pessoas.
"A semente ainda fortalece o sistema imunológico, melhora a pressão arterial, controla o diabete e inibe a proliferação de células tumorais", completa Isolda Prado, nutróloga e professora da Universidade do Estado do Amazonas.
QUINUA
Cereal sagrado dos Incas, a quinua tem em sua composição valores nutritivos comparados ao leite materno e propriedades nutricionais que auxiliam na recuperação dos tecidos e células.
Propriedades Nutricionais - Alguns estudos apontam em sua composição nutricional semelhanças com o leite materno. Rica em ferro, cálcio, fósforo e carboidratos, a quinua fornece energia, atua na elasticidade das fibras musculares e auxilia na recuperação dos tecidos e células, além de produzir hormônios e enzimas. Em 100 gramas do cereal são encontrados 74 gramas de carboidratos, 23 gramas de proteínas e 15 gramas de fibras. Conta ainda com 18 aminoácidos e vitaminas, como B1, B2, B3, B6 e A.
Propriedades Medicinais - Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinua, dois - Metionina e Lisina - estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e um deles - Tripofano - é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá uma sensação de alegria e bem-estar. Além de combater a depressão, o vegetal também auxilia na manutenção do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, anemia e diabetes. Livre de glúten, é indicado para celíacos (pessoas com alergia à glúten). Por suas fontes protéicas de origem vegetal, está completamente livre de gorduras saturadas e colesterol, grandes vilões das doenças cardiovasculares.
Curiosidades - Graças ao seu alto poder nutritivo, a quinua foi considerada pela Academia de Ciências dos estados Unidos o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, fazendo parte inclusive da dieta dos astronautas da NASA que saem em viagens muito longas. De acordo com o único representante do vegetal aqui no Brasil, Clodomiro Carlos do Pinhal, que começou a importar a quinua em 2004, o aumento na procura do vegetal se deu pelo fato de as pessoas estarem preocupadas com uma alimentação mais saudável.
Fontes: http://www.cantinhovegetariano.com.br
http://g1.globo.com/jornal-hoje/
RECEITAS
Ingredientes:
1 e 1/2 xic de farinha de amaranto
3 ovos
1/2 xic de farinha de quinua
2 colheres sopa polvilho doce
2 colheres farinha de linhaça dourada
3 colheres sopa cacau em pó
3 colheres achocolatado sem gluten
1 pitada sal e canela
3 bananas nanicas maduras
4 tâmaras sem caroço
4 colheres sopa óleo de coco
1 colher sopa fermento
Modo de preparo:
Bater no liquidificador as bananas, tâmaras, ovos, óleo de coco e um pouco de água quente (para o creme nao ficar muito espesso) até virar um creme bem homogêneo. Num recipiente misture as farinhas com exceção do cacau e do achocolatado. Acrescente o creme e mexa até formar uma massa não muito espessa nem muito líquida.
Divida a massa ao meio e na outra metade acrescente o cacau e o achovolatado. Por útimo coloque fermentio em ambas as massas. Coloque um pouco de cada massa na forma para dar o aspecto de mesclado. Forno pré-aquecido em 180 graus por uns 35 /40 minutos.
Cobertura:
2 colheres de sopa de creme de alfarroba (encontrado em casas de produtos naturais, não tem açúcar, glúten, lactose e principalmente caféina para quem está evitando, ela é naturalmente doce!!) um pouquinho de água, leve ao fogo baixo até a consistência desejada. Pode ser substituida por pedaços de chocolate 70% de cacau.
2. Muffin de Banana e Tâmaras:

Ingredientes:
2 bananas
5 tâmaras
3 ovos
1 xic farinha de amaranto
1/2 xic de quinua em flocos
2 colheres sopa de polvilho doce
2 colheres sopa de farinha de linhaça
1 colher chá canela
1 pitada de sal e noz moscada
1 colher chá de fermento
Modo de preparo:
Bater no liquidificador tudo menos os ingredientes secos até ficar um creme. Misturar as farinhas num recepiente e acrescentar o creme. Logo após o fermento e colocar em forminhas de muffin (rendem uns 10), cortar uma banana em rodelas colocar em cima dos muffins juntamente com um pouco de granola sem gluten (importante pra dar uma crocância bem legal e deixar mais docinho!). Forno pré-aquecido em 180 graus por uns 30 minutos.
Dica: na hora de servir coloque um fio de mel, fica uma delícia!

Lica, dá uma olhada na Casa do Confeiteiro na frente do Bambino, tem muita coisa. Depois me diz, até o preço deve ser menos. Bjo
ResponderExcluir