sábado, 5 de abril de 2014

Alquimias Culinárias

Na cozinha, muitas vezes, temos que abrir a cabeça e pensar em soluções práticas para aqueles alimentos que não são tão adorados seja pelo sabor ou mesmo pela dificuldade de inseri-los nas receitas. Para mim um desses alimentos é a beterraba e a couve. A beterraba eu só usava em salada, ralada crua ou cozida e a couve eu fazia refogada e ponto final. Mas alimentos tão nutritivos como eles não deveriam estar sempre na nossa rotina alimentar?
O site que usei como base para este post é http://www.i-legumes.com
Ele é maravilhoso, lá encontramos uma lista de legumes, vegetais, ervas e frutas e todos os benefícios que eles podem trazes para nossa saúde.

Você sabe quais os benefícios da beterraba?

Começamos pelo seu pigmento (roxo e vermelho betacianina) que é um poderoso agente de combate ao cancro, particularmente o de cólon. É riquíssima em vitamina C funcionando como um antioxidante natural que ajuda na limpeza do corpo contra radicais livres, que são responsáveis pelo aparecimento de câncer e doenças.
É um grande amigo do coração por aumentar os níveis de HDL.
Por ser rico em vitamina B ( essencial para o crescimentod normal dos tecidos!) ele se torna essencial para as gestantes pois sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente.
A beterraba é um grande aliado aos amantes de exercícios físicos. Parizotti (2013) realizou um estudo com o objetivo de avaliar uma suplementação natural com suco de beterraba para melhorar o desempenho de atletas. Os resultados mostraram que a beterraba ajudou na redução do gasto de oxigênio, aumento da potência e do tempo para alcançar a exaustão. Além disso houve redução nos valores de pressão arterial. O grande responsável por esses resultados é a presença de nitrato, que também é bem expressivo no espinafre.

E da couve? 

Assim como a beterraba, a couve também ajuda na eliminação dos radicais livres e tem mais vitamina C que a laranja!!
É rico em iodo, ajuda no bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, além de manter as glândulas endócrinas em bom estado. Assim, é bom para o cérebro e tratamento dos transtornos neuróticos como a doença de Alzheimer.
Os nutrientes presentes na couve, tais como a vitamina E, cálcio, magnésio, potássio, etc, são muito úteis para a saúde em geral.
As pesquisas recentes têm aumentado bastante a compreensão dos cientistas de como vegetais da família Brassica como a couve, couve-flor, brócolos, couve e couve de Bruxelas pode ajudar a prevenir cancro do cólon. 

Depois de entendermos a importância de incluirmos mais vegetais na nossa alimentação, vamos a algumas receitas que podem nos ajudar.

1. Molho de "tomate"com beterraba e cenoura. (Receita inspirada da Bela Gil)
Essa receita é surpreendente! Você jura que está comendo tomate! A casa fica com um cheirinho de molho de tomate de vó... E o sabor fica melhor que o molho de tomate caseiro, porque muitas vezes é difícil acertar a acidez do molho com tomate, e esse fica perfeito!
Ingredientes: 1 cenoura grande com casca ( lave bem com uma esponja embaixo de água corrente e só retire algum machucadinho que tiver, se for orgânica melhor ainda!) cortada em pedaços médios, 1 beterraba pequena também com casca cortada em pedaços médios, 1/2 cebola picada, 2 dentes de alho, 1 colher de sopa de vinagre de maçã, 1 colher de chá de orégano, 2 colheres de chá de manjericão, 3 colheres de chá de sal marinho, 3 copos de água fervente, 1 folha de louro, 2 colheres de sopa de óleo de coco.
Modo de preparo:  Em uma panela coloque o óleo de coco, deixe esquentar e refogue a cebola, quando ela estiver transparente coloque o alho (não é interessante refogá-lo muito pois ele deixa um gosto amargo). Coloque a cenoura e a beterraba em pedaços e deixe dar uma cozinhada até dar uma grudadinha no fundo da panela, coloque a água fervente e os temperos. Deixe cozinhar por uns 30 minutos até os legumes ficarem macios, mas que não desmanchem para não perder os nutrientes. Coloque toda a mistura no liquidificador (menos a folha de louro, fica um gosto forte quando ela é triturada!) e quando ficar um creme bem homogêneo está pronto! Prove e veja se há necessidade de colocar mais sal ou manjericão. 
O bom dessa receita é que rende muito, é mais barata, mais nutritiva e mais gostosa!
Na geladeira dura até 5 dias. 
Fica uma delícia comê-lo puro numa macarronada! 
Todos que provaram aqui em casa não acreditaram que não ia tomate!
Quem fizer me marca na receita e depois me diz se realmente não é o melhor molho de tomate do mundo!!






2. Suco com Couve
O suco detox aqui em casa é sagrado! E não tem segredo nenhum! Apenas escolher uma fruta da estação (quanto mais madura mais docinho!), uma couve bem fresca - se possível orgânica- e gengibre.
Ingredientes: Para uma pessoa - 2 rodelas grossas de abacaxi, 1 folha pequena de couve sem o talo grande (congele e guarde ele para colocar na sopa, contém muitos nutrientes, mas no suco fica forte! Deixe só os talinhos pequenos!), 1 colher de chá rasa de gengibre em pó ou um pedacinho do in natura, 3 pedras de gelo, 200 mL de água filtrada.
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo! O ideal é consumi-lo na primeira hora da manhã e em jejum para potencializar seus efeitos gastrointestinais.



Dica: para facilitar a vida, já que no calor a couve murcha com rapidez, podemos fazer os "gelos de couve". É só bater no liquidificador todas as folhas de couve com um pouco de água, o que baste pra formar um creme, e colocar em forminhas de gelo e congelador. Depois de congelados o ideal é colocá-los em um saquinho ou pote para não pegar o cheiro de freezer.
Quando for fazer o suco só acrescentar os gelinhos.




Você sabe os benefícios do gengibre?

Na medicina natural, o gengibre é considerado um excelente remédio contra gases e espasmolítico intestinal (uma substância que relaxa e acalma o trato intestinal). Investigações científicas revelaram que o gengibre possui inúmeras propriedades terapêuticas, incluindo efeitos antioxidantes, capacidade de inibir a formação de compostos inflamatórios, e dirigir efeitos inflamatórios e anticoncorrenciais.
O gengibre contém vários compostos anti-inflamatórios potentes chamados de gingerols. Estas substâncias explicam o porquê de tantas pessoas que sofrem de osteoartrite ou artrite experimentam uma redução de dor e de melhoria da sua mobilidade quando consomem regularmente gengibre. .
É um anti-inflamatório natural e ajuda aumentar nossa imunidade.

REFERÊNCIA:
Parozzoti, CS. Suplementação com suco de beterraba no exercício físico. UFRGS, 2013

Esses são só alguns exemplos de como podemos inserir em nossa alimentação vegetais não tão versáteis... E vocês, possuem algum alimento que gostariam de inserir na rotina alimentar mas não sabem como?? Me enviem sugestões que vou pesquisar para nós!
#comamorcomsabor


6 comentários:

  1. Likaaa cada vez melhorr!!!
    O Suco verde já fiz e realmente é MUITO bom, não tem "gosto verde" como falam... AMEI!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofiii, coisa boaa! E deixa o intestino funcionando direitinho né! E a couve é excelente pra celulite, toma todos os dias que tu vai perceber como diminui!! Beijoo

      Excluir
  2. Sério Aline, que delícia esse teu blog... vai me servir de guia para as minhas próximas receitinhas! A quantidade e o melhor, a qualidade dos posts é perfeita, tem até referências!! HAHAHAHA. Tá de parabéns. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esta gostandoo! E jaja tem um monte de novidades! Estou preparando!heheh! E as referências são resquícios do mestrado né, ele não sai de mim!hauhuah! Acho que fica mais completo quando a gente alia a ciência né. Estou lendo várias coisas pra deixar tudo bem completinho pra vocês curtirem bastante!! Beijoss

      Excluir
  3. Aline.... Adorei teu blog!
    Substituo a água do suco verde por água de coco.... experimenta, também fica uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que bom que estas gostando!!! Eu já fiz isso também mas com a água de coco de caixinha eu não gostei muito, e como é difícil encontrar água de coco in natura, eu prefiro a água mesmo! Heheh! Mas fica super nutritivo!

      Excluir