( Algumas informações foram retiradas do blog Bela Gil, nutricionista e chef - http://www.belagil.com)
Como agem os carboidratos refinados nosso organismo?
Primeiro precisamos entender que tais alimentos são extremamente ácidos e para serem digeridos pelo nosso organismo precisam retirar principalmente cálcio de alguns órgãos do corpo para estabilizar o ph no sangue. Além disso, a mudança de pH no nosso organismo é muito maléfica afetando no funcionamento das nossas células (nosso pH corpóreo fica entre 7,3 - 7,4) e se essa situação não for modificada ocorrem as doenças. Esses carboidratos elevam bastante a insulina (ciclo glicose-insulina-deposição de gordura) por possuirem o índice glicêmico muito elevado (explicação sobre isso no post anterior) o que como sabemos, pode levar à diabetes.
Segundo Whitney e Rolfes (2011) esse tipo de alimento pode causar constipação, hemorróidas, câncer de cólon, pólipo intestinal, doença cardíaca e esclerose arterial. Além disso, eles não possuem nenhum valor nutritivo, sem fibras, apenas calorias vaziaz, não possuem nenhum funcionalidade ao organismo. Então, tá esperando o que para mudar?
Quais as melhores substituições?
1. Açúcar Branco:
Para esse malandro existem diversas opções, algumas mais caras, outras mais díficeis de encontrar e ainda as mais nutritivas (queremos isso!!)
Nas minhas receitas eu uso bastante o Açúcar Mascavo, facilmente encontrado em mercados e com preço acessível. Ele possui um sabor meio característico de cana, então pode não agradar a muitos, porém possui muitos minerais, cálcio (que o maldito açúcar branco rouba de nossos ossos!) e ferro. Acredito que é só questão de costume.
Outra opção mais saudável ainda e que eu AMO é o Mel, lembrando que ele não pode ser processado. O mel possui muitos antioxidantes e propriedades antibióticas. Entretanto ele não deve ser aquecido! Se for fazer um bolo ou doce que vá ao forno prefira o melado de cana que também é muito nutritivo e rico em minerais como magnésio, fósforo, cobre, potássio, zinco.
O Açúcar de Coco é um que quero incluir na alimentação, ele possui o índice glicêmico menor que o mel cerca de 39 além de vitaminas do complexo B que são muito importantes pro metabolismo celular. ( http://www.coconutresearchcenter.org/TPTrinidad_FNRI.pdf)
Fique LONGE de xarope de milho e açúcar invertido, que são ricos em frutose que não possuem nenhum nutriente e se consumidas frequentemente podem causar câncer, problemas no fígado, baixa imunidade e doenças cardíacas.
Uma dica importante é que independente do açúcar utilizado devemos sempre consumi-los acompanhados de fibras e gorduras boas (farei um tópico só sobre isso!) para que sua absorção no organismo não seja tão rápida e não dê o pico de insulina.
2. Sal refinado:
Sal rosa do Himalaia: Tenho lido em vários lugares sobre os benefícios desse sal, já que por ser um sal caro e só achado em lugares que vendem produtos naturais, tem sido um motivo de discussão entre os nutricionistas. Todavia, sabemos que o sal adquire sabores e propriedade de acordo com o local que o deu origem, e devido a enorme pressão exercida ao formar-se a cordilheira do Himalaia durante milhões de anos este sal oferece muitas qualidades e propriedades orgânicas superiores ao sal comum, e com qualidades do local de sua origem. Contém nada mais nada menos que 84 elementos que compõem o nosso corpo humano, na proporção que as células do nosso organismo necessitam. Também é 100% natural e possui bem menos sódio que o sal normal.
(http://www.curaeascensao.com.br/curaquantica_arquivos/curaquantica54.html)
Sal marinho: é obtido pela evaporação da água do mar, o que o torna mais puro, não passando pelo processo de refinamento. Além disso, mantém os microminerais que geralmente são removidos durante o processo de refinação, inclusive o iodo (o sal contém aproximadamente 84 minerais que são eliminados durante o refino).
(http://www.einstein.br/blog/paginas/post.aspx?post=1300)
Depois dessas diversas opções, não há mais necessidade de usarmos alimentos refinados no nosso dia-a-dia não é mesmo? Agora que já esclareci alguns alimentos básicos que uso na cozinha, vamos às receitas!!
Próximo post aparecerão muitas receitas gostosas, fáceis e saudáveis!
REFERÊNCIAS:
Whitney, E. e Rolfes, S. (2011). Understanding Nutrition, Twelfth Edition. Belmont, CA: Wadsworth Publishing; Thrash, A. M., e Thrash, C.L. (1982). Nutrition for Vegetarians. Seale, AL: New Lifestyle Books;
Chiquetésima no ultimo. Vou te seguir. Sucesso. Bj Cris
ResponderExcluirLica, dá pra usar açúcar de côco no mamazinho do Pepo e do Arthur? Tentei tirar o açúcar mas o Arthur não gostou. Se pode, onde encontro?. Bj
ResponderExcluirSim! Ele tem índice glicêmico bem baixinho não vai elevar a glicose deles! Eu ainda não provei esse açúcar, só se acha nas casas de produtos naturais! Mas ele é ótimo! Beijos
Excluir