- Intolerância alimentar: o glúten é uma cola que adere as paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos.
· Obesidade: Com o metabolismo lento não se processa devidamente os alimentos tendo como conseqüência o acúmulo de gordura abdominal.
· Baixa imunidade: afeta o sistema imunológico favorecendo doenças auto-imunes.
· Intoxicação e enxaqueca: o metabolismo estagnado dificulta a eliminação das toxinas elevando o risco de doenças como dores de cabeça e enxaquecas.
· Açúcar: Como o glúten é aliado do açúcar, seqüestrador do cálcio, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto
· Baixa imunidade: afeta o sistema imunológico favorecendo doenças auto-imunes.
· Intoxicação e enxaqueca: o metabolismo estagnado dificulta a eliminação das toxinas elevando o risco de doenças como dores de cabeça e enxaquecas.
· Açúcar: Como o glúten é aliado do açúcar, seqüestrador do cálcio, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto
Eu aderi fortemente à alimentação sem ou com pouco glúten (já que não abro mão da aveia por suas propriedades maravilhosas ao organismo, principalmente para o controle da glicemia - sem picos de insulina, sem depósito de gorduras!) e senti uma enorme diferença principalmente quanto à enxaqueca e desconfortos abdominais que sofri por anos! Além disso, aqui em casa não entram açúcar refinado, sal refinado e farinha de trigo (eliminem essas porcarias!!)
Mas concordo que é uma tarefa bastante árdua, já que quase tudo que comemos contém essas malditas substâncias. Então vou passar aqui algumas farinhas alternativas e receitinhas!
Pão de Farinha de Banana Verde:
Ingredientes:
1 xic. de farinha de banana verde
2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
2 colheres de sopa de polvilho doce
1/2 xic. de aveia em flocos
1/2 xic de farinha de aveia ou de arroz
2 bananas nanicas maduras
2 tâmaras sem caroço
1 colher de sopa de ghee
1 pitada de sal rosa e de canela
1 colher de sopa de fermento
3 ovos
Modo de preparo:
No liquidificador coloque os ovos, as bananas, as tâmaras, a ghee e bata até formar um creme com espuma. Num recipiente coloque as farinhas o sal e a canela e em seguida acrescente o creme. Misture até ficar bem homogêneo, a consistência é tipica de bolo, nem muito espessa nem líquida. Por último acrescente o fermento. Forno pré-aquecido em 180 graus por 30 minutos numa forma de pão pequena.
Massa de Panqueca sem Glúten:
Ingredientes:
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
2 colheres de sopa de farinha de banana verde ou de beringela
1 pitada de sal e de açúcar mascavo
4 colheres de creme de leite ou leite de coco
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme bem homogêneo. A massa fica meio grossinha mesmo. Unte um frigideira com óleo de coco, coloque uma concha do creme e tampe até começar a criar bolhas na superfície de cima da panqueca, vire de lado até dourar.
Recheio da sua preferência, esse eu fiz de strogonoff, mas pode ser ricota com espinafre, peito de peru com queijo, frango... da sua preferência.
Dica: coloque um molho e queijo em cima e coloque no forno médio por uns 20 minutos para gratinar, fica uma delícia e super leve.
Pizza de Frigideira Sem Glúten:
Ingredientes:
1 xic de farinha de banana verde
1/2 xíc de farinha de trigo sarraceno
1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
1 colher de chá de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de sal rosa
1 xic. de água morna
1 pacotinho de 10 g de fermento biológico
1 colher de sopa de ghee
Modo de preparo:
Dissolva bem o fermento na água morna. Misture as farinhas, o sal e o açúcar e com a mão acrescente a ghee e a amasse junto com as farinhas. Quando estiver tipo uma farofa acrescente aos poucos a água morna e vá mexendo com a mão até formar uma massa que desgrude das mãos.
Formará uma bolinha. Essa massa da para duas pizzas.
Na própria frigideira, vá moldando a massa do centro para as bordas deixando a espessura desejada.
Aqueça em fogo baixo por uns 10 minutinhos, vire e faça o mesmo do outro lado, coloque o recheio desejado, eu coloquei molho de tomate caseiro, queijo, tomate, manjericão e azeite de oliva. Aumente um pouco o fogo para deixar a pizza com aquela casquinha em baixo e tampe a frigideira para o queijo derreter. Desligue o fogo e deixe ainda abafado por uns minutinhos. E pronto!
Dica:
Além de duas pizzas de frigideira essa massa pode se transformar numa pizza de forno! Fica uma delícia também. O modo de preparo é o mesmo, só moldar a massa na própria forma de pizza previamente untada com óleo de coco, coloque ela em forno baixo pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos, retire-a e recheie. Forno médio por 15 minutos ou até o queijo derreter!
Pão de Queijo Sem Glúten e Saudável
Ingredientes:
4 colheres de sopa cheias de polvilho doce
4 colheres de sopa cheias de polvilho azedo
3 colheres de sopa de farinha de quinoa
1 ovo
2 collheres de sopa de creme de ricota
1 colher de sopa de queijo tipo cottage
2 colheres de sopa de água (só colocar no final para dar liga!)
1 colher de sopa de chia
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes com a mão até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos
Fazer bolinhas e colocar em forno pré-aquecido em 180 graus por 30 minutos. Rende umas 14 bolinhas!
Bolo de Cenoura Sem Glúten
Ingredientes:
2 cenouras grandes
3 ovos
1 xic oleo de coco ou óleo de girassol
1 xic de farinha de arroz
1 xic de farinha de banana verde
1/4 de xic de farinha de linhaca
1 xic de acucar mascavo
1 collher de fermento.
Modo de preparo:
Coloque no liquidificador as cenouras cortadas em cubos, os ovos, o óleo e o açúcar mascavo. Bata até formar um creme bem homogêneo. Num recipiente coloque as farinhas e o creme, misture até ficar bem homogêneo. Coloque o fermento e mexa suavemente. Forno pré-aquecido a 180 graus por uns 35 min!
Cobertura:
5 quadradinhos de chocolate amargo com amendoas, derreter em banho maria e acrescentar uma colher de sopa de leite de coco, mexer em fogo baixo ate ficar na consistência desejada.









oi Lica! Já faz um tempo que acompanho a tua evolução na reeducação alimentar e tua dedicação com exercícios. Acho esplêndido! Achei muito bacana a tua iniciativa com esse blog, principalmente porque tu aborda temas que já venho pensando há algum tempo... No momento estou com uma dieta restrita de glúten e lactose devido alergias, então minha vida tá um pouco conturbada... Às vezes bate aquela vontade maluca de comer algo que realmente não posso (tipo fondue), mas acabou me segurando. Gostei das receitas com farinha de banana, vou ver se acho. Parabéns pela iniciativa e por ter aderido a alimentação saudável! Espero um dia também chegar lá. Beijos, Kari.
ResponderExcluirKari, que bom que estas gostando! Realmente mudar a alimentação requer muito boa vontade no começo, pq nosso paladar está a tantos anos adaptado para um tipo viciante de alimentação. Mas com o tempo vc vai ver que fica bem mais fácil, a gente vai dando um jeito ali, outro lá! O importante é a gente se cuidar e ter saúde pra fazer todas as coisas que gostamos, afinal, não vivemos pra comer neh! Ah e conhece a alfarroba? É um ótimo substituto pro chocolate e não tem glúten nem lactose! Espero que continues acompanhado os posts, faço com muito amor e carinho! Beijoss
Excluir